(+11) 40630754 (ou) (+11) 40630881
Especialista em cruzeiros de luxo e premium. Representante exclusivo Princess Cruises, Cunard Line, Holland America Line, Hurtigruten e Carnival Cruise Line.

Cruzeiros oferecem férias acessíveis aos passageiros com necessidades especiais

Fri, 4th Dec 2015

Muitos viajantes com limitações físicas encontram em um cruzeiro uma excelente experiência de férias, principalmente porque um navio proporciona condições ideais a esses hóspedes.

Cada vez mais as companhias marítimas proporcionam serviços que possibilitam o acesso, entretenimento acessível e outras solicitações apropriadas aos passageiros com necessidades especiais.

Porém, a preocupação em fornecer condições a esses hóspedes não vem de hoje. A Princess Cruises estreou em 1984 o Royal Princess como primeiro navio da linha projetado especificamente com instalações para pessoas com necessidades especiais e entre 1989 e 1992, mais três navios estrearam com cabines acessíveis. A Holland America Line também está na vanguarda quando o assunto é fornecimento de instalações e serviços para os hóspedes com necessidades especiais.

Em 2003 a companhia, junto com outras, criaram uma parceria com a Sociedade para Viagens Acessíveis e Hospitalidade (SATH – Society for Accessible Travel & Hospitality), para expandir a base viajantes com deficiência.

Cabines acessíveis foram projetas para maior conforto do hóspede cadeirante

Os quartos para cadeirantes são projetados com portas alargadas, tanto da cabine quanto do banheiro. Duchas de mão e trilhos rebaixados no closet, pias e corrimãos também são adaptadas. Os elevadores possuem tamanho maior nas portas, e os espaços públicos também possuem espaço suficiente para cadeiras de rodas e/ou scooters.

A frota da Princess Cruises, por exemplo, oferece hoje mais de 350 cabines para deficientes motores. Cada navio possui até 31 cabines acessíveis, através de uma variedade de categorias.
É recomendado que os hóspedes que utilizam cadeira de rodas ou scooters informem sua necessidade, pois os equipamentos adicionais estão disponíveis mediante solicitação.

Navios possuem diversos sistemas para hóspedes com deficiência na visão e audição

Os hóspedes com deficiência na visão e audição encontram navios equipados com diversos recursos úteis. Na Princess botões de elevador em Braille e sons de chamada, sons audíveis nos serviços e sistemas de assistência nos teatros estão disponíveis. Na cabine filmes apresentam a linguagem closed caption e as bibliotecas possuem uma seleção de livros com áudio. Kits também estão disponíveis mediante solicitação, como amplificadores de telefone, porta de bater com sensores e outros sistemas auxiliares.

Telefones amplificados, alarmes de alerta visual, closed caption, dentre outros serviços são oferecidos na Holland America Line.

Cão-guia auxilia seu dono durante o cruzeiro

Mesmo que muitas companhias ainda não permitam o embarque de animal de estimação, o cão-guia é aceito em sua maioria. O hóspede também deverá informar à companhia no momento da reserva a necessidade do cão-guia. O animal ficará na cabine junto com o seu dono e é importante que o cão-guia tenha todos os documentos aplicáveis e os certificados sanitários. Os hóspedes também devem estar cientes de que muitos portos não permitem animais, incluindo animais de serviço, para desembarcar do navio.

Desembarque em terra

Geralmente há um número limitado de cadeiras de rodas disponíveis nos navios. As cadeiras de rodas a bordo são para uso durante o embarque e desembarque de emergência, apenas durante algumas situações.

Nos desembarques em terra, vale destacar o serviço oferecido pela Princess Cruises. A companhia continua inovando em termos de acessibilidade para os hóspedes. Pranchas especiais na maioria dos navios simplificam o embarque e desembarque dos hóspedes com cadeira de rodas em muitos portos mundiais.

Enquanto as instalações em terra e níveis de acesso variam, a Princess tem feito esforços para expandir as ofertas acessíveis, trabalhando com prestadores de serviços locais. Em Saint Thomas, no Caribe, por exemplo, a companhia foi fundamental no desenvolvimento de tours acessíveis na ilha. A ilha privativa da Princess, a Princess Cays, nas Bahamas, dispõe de rampas para facilitar o acesso.

Os passageiros que irão fazer os cruisetours pelo Alasca vão encontrar férias acessíveis também. Os lodges da região possuem quartos e espaços públicos acessíveis. Vagões exclusivos do trem Midnight Sun Express da empresa também oferecem acesso aos níveis mais baixos do carro, incluindo áreas de jantar e plataformas de observação do local.

Article read 730 times.